APTP

O Projeto Arte por Toda Parte foi criado e desenvolvido pelo Teatro da Pedra – Associação Cultural e tem como objetivo tornar a arte presente na vida de milhares de pessoas.

Por meio da arte o projeto movimenta várias cidades do interior de Minas Gerais, envolvendo as comunidades como participantes de atividades artísticas e culturais.

São oferecidas oficinas de teatro, música, dança, circo e artes plásticas, num processo de aprendizado no qual a investigação, a experimentação e a fruição, possibilitam, seja no momento das aulas ou na apreciação de um espetáculo, momentos de reflexão crítica e liberdade de expressão.

Motivado pelo desejo de aliar a pedagogia ao trabalho artístico foi criado, em 1999, o Projeto. De 2001 à 2005, foi realizado na periferia da cidade de São Paulo em parceria com a Secretaria de Educação. Neste período, o Projeto levou seus espetáculos para todas as escolas municipais da região, alcançando mais de 300.000 pessoas e oferecendo oficinas de arte em mais de 30 pontos da região.

Em 2005, o grupo mudou-se para São João del – Rei, cidade em que deu continuidade as suas ações, tendo realizado nos últimos anos parceria com as seguintes cidades: Barroso, Carrancas, Coronel Xavier chaves, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Lavras, Madre de Deus de Minas, Perdões, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, São João del -Rei, São Vicente de Minas e Tiradentes.

Eu acho que participar do teatro é uma experiência incrível, porque com ele você aprende muito mais do que só atuar. Com ele você aprende a apreciar a arte vinda de qualquer jeito, seja por gestos, por cenas, por falas, e além de tudo te ajuda a perceber mais o significado das coisas. Participar da mostra e das aulas sempre traz um sentimento diferente a cada ano, mas ainda assim com a familiaridade de sempre, de poder passar um tempo com amigos de verdade fazendo o que você gosta de verdade. Enfim, o que eu quero dizer é que o teatro é uma forma de expressão maravilhosa e que eu pretendo continuar fazendo parte desse mundo, e incentivo qualquer um que queira fazer também.  Eu tenho 08 anos de Projeto Arte por toda Parte.

(Julia Maliere, aluna de Teatro Juvenil, 16 anos – Janeiro de 2017)